Na hora de escolher um bom seguro residencial você precisa levar em conta uma série de fatores. Isso vai desde os valores, coberturas e até mesmo se a seguradora é confiável.

Para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos cinco pontos de atenção na hora de escolher o melhor seguro residencial. Confira!

Para que serve o seguro residencial?

Como o próprio nome sugere, o seguro residencial serve para proteger a sua casa de roubos, incêndios, furtos, entre outros eventos.

O melhor de tudo é que é possível personalizá-lo da forma que desejar.

Antes de falarmos sobre os pontos de atenção, precisamos ressaltar que você deve conhecer e mapear as suas necessidades. Ou seja, o seguro residencial oferece diversas coberturas para atender demandas específicas de cada segurado.

Vejamos um exemplo prático: sua residência está localizada numa região com muitos rios, córregos e bueiros que representam risco de ocorrer inundação ou alagamento.

Para essa residência, é recomendado contratar a cobertura de alagamento e inundação.

Outro exemplo é se a tubulação de água da casa ou prédio romper e alagar o imóvel. Nesse caso, existe uma cobertura específica para danos com água.

Por que contratar um seguro residencial? 5 itens de atenção

Se você busca tranquilidade e segurança a longo prazo, contratar um seguro residencial é a melhor opção.

Além de evitar gastos desnecessários, dependendo das coberturas contratadas, você pode ganhar serviços gratuitos para sua casa. Veja alguns:

  • Chaveiro
  • Conserto de eletrodoméstico
  • Encanador
  • Guarda de animais domésticos
  • Help Desk
  • Reparos elétricos
  • Serviço emergencial de vidraceiro
  • Substituição de telhas
  • Limpeza de caixa d’água
  • Revisão de instalação elétrica
  • Limpeza de calha

Confira 5 itens de atenção na hora de escolher o melhor seguro residencial para a sua casa.

1) Coberturas: o que cobre o seguro residencial?

O seguro residencial possui a cobertura básica, que é responsável por cobrir prejuízos decorrentes de incêndios, raios e explosões. Porém, é exigida a contratação de no mínimo mais uma cobertura que pode ser contra roubo, furto, danos elétricos, troca de vidros ou lâmpadas etc.

Evite surpresas desnecessárias: ao contratar um seguro residencial é importante saber o que ele cobre e o que fica de fora.

Confira a lista de coberturas de seguro residencial oferecidas pelas seguradoras:

  • Danos elétricos
  • Incêndio
  • Vendaval/Granizo
  • Roubo
  • Quebra de vidros
  • Vazamento de tubulações
  • Responsabilidade civil familiar
  • Pagamento de aluguel
  • Assistência à residência
  • Alagamento/Inundação

É muito importante estar atento, pois há algumas situações que o seguro residencial não cobre. São as seguintes:

  • Prejuízos existentes anteriormente à contratação da apólice
  • Danos causados intencionalmente por residentes
  • Danos causados por erros de projeto na residência
  • Roubo de dinheiro, joias e obras de arte (a menos que seja contratada uma cláusula específica)

2) Valores: quanto custa o seguro residencial?

Para descobrir quanto custa um seguro residencial é importante ter em mente quais coberturas você deseja acrescentar.

Além disso, o valor do seguro residencial leva em conta o valor da residência, localização, tipo de construção e uso como residência ou veraneio, por exemplo.

Para fazer uma simulação do seguro residencial para a sua empresa, entre em contato conosco!

3) Seguradora: onde fazer seguro residencial?

Opte, sempre, por uma seguradora com experiência e credibilidade no mercado. Além disso, para fazer um bom seguro residencial, conte com uma corretora especializada e experiente.

A Fedrizzi Seguros trabalha com seguradoras tradicionais no Brasil há 35 anos. São mais de 30 mil clientes que confiam em nosso trabalho e possuem atendimento qualificado e segurança em seus investimentos.

Além disso, você pode fazer uma pesquisa nas redes sociais e no Google. A dica é ler as opiniões, comentários, avaliações e informar-se antes de assinar qualquer contrato.

4) Franquia de seguro residencial: o que é e quanto custa?

A franquia de seguro residencial é a diferença que dever ser paga à seguradora para receber o valor do seguro.

Em outras palavras, é uma parte do valor da indenização que fica sob responsabilidade do segurado.

Ela é aplicável em casos de danos elétricos, por exemplo. Em situações mais graves, como incêndio, não é necessário pagar o valor de franquia.

Quanto custa uma franquia de seguro?

A franquia do seguro vai depender do tipo de seguro residencial contratado. Como já mostramos anteriormente, para calcular o valor do seguro é preciso levar em conta o tipo de residência, tamanho e valor de mercado.

Ao fazer uma cotação do seguro residencial, você já saberá qual valor será cobrado pela franquia em cada situação de sinistro.

5) Entenda a sua apólice de seguro

Mesmo que ler contratos seja algo chato e maçante, é fundamental ler a apólice do seguro com muita atenção. Faça anotações e questione todos os pontos que você tiver dúvidas.

O seu corretor é o responsável por tratar desse assunto e lhe ajudar no que for preciso.

Fique atento às informações da apólice como dados cadastrais, dados do risco, relação das coberturas contratadas, valor das I.S (importâncias seguradas) etc.

O que significa IDT no seguro residencial?

O termo IDT significa Incêndio decorrente de tumulto.

Uma opção pouco conhecida, mas pode fazer toda a diferença em alguns locais. Por exemplo: quem mora em bairros centrais de grandes cidades, que concentram manifestações, tumultos e afins, essa contratação pode ser essencial.

O IDT é uma cobertura para incêndio em decorrência de um tumulto, como manifestações e depredações, geralmente por conta de protestos em áreas urbanas.

Para que a cobertura seja válida e o segurado receba a indenização, o tumulto deve ser resultado de qualquer aglomeração de pessoas que estejam perturbando a ordem pública.

Como funciona um seguro residencial?

Depois de decidir quais coberturas servem para a sua residência, é a hora de saber como funciona o seguro residencial. Caso aconteça incêndio, roubo, furto, entre outros sinistros, você deve acionar a seguradora e encaminhar os documentos e provas para receber a indenização.

Para saber mais detalhes de como funciona para acionar o seguro residencial, entre em contato com o seu corretor de confiança.

Qual o melhor seguro residencial?

O melhor seguro residencial é aquele que se encaixa na sua necessidade.

Na hora de selecionar qual o melhor seguro residencial do mercado pesquise as opções na sua cidade, faça cotações e compare as propostas.

A Fedrizzi Seguros oferece seguro residencial sob medida. São diversas opções de cobertura para você encontrar o melhor seguro residencial.

Nosso atendimento Premium auxilia em tudo o que for necessário para regularização do sinistro. Inclusive, contamos com um setor exclusivo para atendimento de sinistros, com plantão 24×7.

Nós oferecemos atendimento rápido pelo WhatsApp, ou se preferir, preencha os seus dados e receba uma cotação por e-mail!

Leia mais

Receba ofertas e conteúdos em primeira mão

Fique tranquilo. Não vamos lotar sua caixa de entrada!

🔒 Seus dados estão seguros conosco.