Pular para o conteúdo

Entenda qual a melhor opção de seguro para executivos e os principais benefícios de contratá-lo.

Todo desafio traz riscos, mas quais deles você aceita correr? É provável que essa seja uma das perguntas que perpassam a cabeça de executivos que iniciam novas empreitadas.

Diante da instabilidade de mercado, é extremamente compreensível a busca por um meio que proteja o profissional em casos de erros administrativos, para que seu patrimônio pessoal seja preservado.

Neste sentido, o seguro D&O (Directors and Officers) surge como uma alternativa àqueles que ocupam altas posições dentro das corporações.

Muitas vezes é exigido das empresas a contratação da modalidade como garantia para aceitação do cargo.

Neste texto você vai entender sobre a finalidade do seguro para executivos e os indicadores de aumento da procura por esta modalidade. Boa leitura!

Seguro para diretores e administradores

O seguro para empresários ou seguro D&O se aplica em casos em que o administrador tomou decisões erradas ou teve atos negligentes.

E que, por prejudicar os interesses de terceiros, teve de ser demandado ou reclamado por acionistas, funcionários, credores, clientes e outras pessoas.

O que significa, na prática, que todas as perdas associadas às custas judiciais são reembolsadas por meio do contrato deste seguro.

Ou seja, é um seguro para diretores e administradores que ressurgiu para cobrir os danos corporais/materiais que o segurado tenha causado a outras pessoas.

Desta forma, o seguro para diretores e administradores se aplica àqueles que assumem grandes responsabilidades à frente das empresas. Independente da sua dimensão ou tipo de atividade.

Ainda que a sua função inicial seja assegurar gerentes e diretores executivos, a apólice se aplica também a membros dos conselhos fiscais ou consultivos e diretores como oficiais autorizados.

Ademais, é importante ressaltar que esta modalidade de seguro também cabe para associações e cooperativas sem fins lucrativos.

Qual cargo deve contratar um seguro D&O?

Entre os principais cargos que podem ser segurados com um Seguro D&O, estão:

  • Gerente (incluindo CEO, CTO, CCO, CFO, COO);
  • Gerente interino;
  • Diretor Geral;
  • Sócio Executivo;
  • Membros do conselho;
  • Conselhos de supervisão;
  • Conselho Administrativo;
  • Conselhos Consultivos;
  • Assinaturas autorizadas;
  • Representante geral e outros executivos.

É importante conversar com o seu corretor de confiança e avaliar as possibilidades.

Por que aumentou a contratação do seguro de responsabilidade civil de diretores e administradores?

Segundo a 13ª Pesquisa Aon de Benefícios, que acompanha práticas de RH de companhias que atuam no país, atualmente o seguro D&O está presente em 16,8% das empresas.

O montante é 10 pontos percentuais mais alto do que o último levantamento, referente a 2018-2019.

Entre os fatores atribuídos a esse crescimento estão o maior conhecimento das empresas e executivos sobre essa alternativa de seguro.

Seguro para executivos: principais fatores que impulsionaram a busca

Segundo o mesmo estudo da Aon, o ambiente jurídico mais rígido e o fato de muitas empresas estarem abrindo o seu capital, são aspectos que contribuem para a busca pelo D&O.

Caso venham a ser responsabilizados pelos seus atos ou em consequência das suas decisões, poderão utilizar o seguro para pagar os custos com a defesa judicial e o reembolso de eventuais prejuízos financeiros.

Outros fatores ainda podem ser apontados, como o aumento da sinistralidade do seguro D&O não apenas no Brasil, mas a nível mundial.

Além da ampliação do debate em torno das práticas ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa), tendência que exige transparência de gestão.

Seguro D&O para grandes, médias e pequenas empresas

A preocupação elevada com riscos de insolvência ou falência é um componente de peso que recai sobre pequenas e médias empresas, justificando, sua busca de seguro D&O.

Por fim, os inúmeros fatores apontados demonstram que a exposição sofrida por diretores, independente do tipo de empresa, exige cuidados e precauções.

O seguro executivo pode ser, sim, uma forma de autoproteção em casos de processos judiciais durante a condução da corporação, em frente ao cargo.

Na Fedrizzi Seguros, o seguro D&O é uma opção eficiente e que pode ser indicada para o seu caso.

Fale com um especialista!

Leia mais

Receba ofertas e conteúdos em primeira mão

Fique tranquilo. Não vamos lotar sua caixa de entrada!

🔒 Seus dados estão seguros conosco.

Entraremos em contato com você

Seus dados estão seguros conosco.