Entenda se o seguro de vida tem validade e como consultar a vigência da apólice.
Uma dúvida muito comum é acerca da validade do seguros, em especial o de vida.
É importante compreender que a proteção securitária está atrelada não apenas a um seguro de falecimento, mas também a sua ampla abrangência e diversidade de benefícios.
Neste texto serão abordados o conceito de seguro de vida, seus principais benefícios, validade e contratação, acompanhe!
Tipos de seguro de vida: conceito e definições
A adesão por seguro de vida vem crescendo entre as pessoas, com isso, ele passa a integrar o planejamento financeiro de famílias para o gerenciamento de riscos, antes ignorados ou menos valorizados.
Mas é a contratação quem irá ditar as regras do jogo.
Assim, verificar as particularidades, bem como uma cobertura adequada ao momento pessoal e profissional do contratante são fundamentais.
O que é um seguro de vida?
O seguro de vida é um contrato firmado entre o contratante e a seguradora para garantir a proteção financeira para o segurado ou seus dependentes, caso o provedor venha a faltar.
Sua abrangência precisa ser indicada no documento com as regras de contratação entre as duas partes, já que há diferentes coberturas para seguro de vida e suas aplicações.
Assim, o seguro de vida deve ser compreendido como uma cobertura para imprevistos.
Já os danos podem variar de problemas com a saúde até o falecimento, sendo que os três principais riscos cobertos no plano individual: por sobrevivência, invalidez ou morte.
Dessa maneira, há inúmeras opções para resguardar todas as etapas da vida de um segurado, do início da jornada profissional até a vida adulta, ou no planejamento da aposentadoria.
Benefícios da contratação de um seguro de vida
O seguro de vida garante a proteção financeira para o segurado ou seus dependentes, mas para além disso, é a cobertura quem irá ditar as reais vantagens.
Entre as principais coberturas estão:
- Proteção financeira para dependentes e familiares, que não precisa entrar em inventário
- Resguardo financeiro para caso de doenças graves ou fatalidades
- Segurança financeira sem desconto de imposto de renda
Qual a validade do seguro de vida?
As seguradoras têm liberdade e autonomia para ampliar e criar suas próprias regras com base nas orientações gerais da Susep, órgão que regula e fiscaliza as coberturas securitárias.
Assim, desde o momento da sua contratação, onde os pontos são definidos, existem dois modelos de contratação de seguro de vida, que pode ser vitalício ou temporário.
Suas principais diferenças são:
- Seguro de vida vitalício: nesse modelo, a cobertura segue vigente enquanto há o pagamento das parcelas;
- Seguro de vida temporário: a cobertura tem vigência por um prazo estipulado na hora da contratação, detalhe que é registrado na apólice.
Renovação de seguro de vida
Tanto para a seguradora quanto para o segurado, não existe a obrigatoriedade de renovação do contrato ao término da sua vigência.
Todavia, é importante verificar se a seguradora irá oferecer a possibilidade da contratação de uma nova apólice, em caso de não renovação por parte do contratado, além de rever as condições ou mesmo taxas do primeiro momento.
O segurado ainda pode contratar o número de seguros e coberturas que desejar e considerar adequado, mas as seguradoras não são obrigadas a aceitar propostas ou renovar contratos.
Fedrizzi Seguros: seguro de vida para você e a sua família
A Fedrizzi Seguros possui um leque de possibilidades de cobertura de seguro de vida que podem ser a garantia de segurança que você busca neste momento.
Entre em contato conosco e faça uma cotação do seguro de vida!