Pular para o conteúdo

Mesmo que pareça óbvio o conceito de seguro de vida coletivo e individual, eles possuem muitas particularidades e atribuições que auxiliam na compreensão.

Eles variam do tradicional ao temporário, para doenças graves ou invalidez.

São inúmeros os formatos de seguro que podem ser contratados para uma única pessoa ou mesmo um grupo de interesses em comum.

Nesse texto, você vai entender essas diferenças práticas e os principais pontos de atenção na hora de contratar o melhor plano para a sua necessidade.

Seguro de vida coletivo e individual: o que são e como funcionam?

O seguro de vida em grupo é uma modalidade de garantia contratada por empresas ou outros tipos de organizações para cobrir o risco de um grupo de segurados.

Já o seguro de vida individual é voltado para quem quer proteger financeiramente a si ou a seus dependentes.

Assim, o coletivo se destina para um conjunto de pessoas ligadas entre si por um vínculo ou interesse em comum, naturalizado às empresas que querem beneficiar funcionários.

E o individual, seja para pessoa física ou jurídica, cobre o risco de um único segurado.

O que é seguro de vida individual?

O seguro individual de vida visa assegurar que, em caso de morte ou invalidez de seu principal provedor, uma família possa ser auxiliada na manutenção das suas necessidades e estilo de vida.

Ele costuma ser no formato anual, sofrendo reajustes pré-estabelecidos em apólice.

Pode ser contratado por pessoa física ou jurídica (empresas), com o objetivo de cobrir o risco de um único indivíduo segurado, que é, portanto, uma pessoa física.

Ele garante a indenização em caso de morte, natural ou acidental.

Mas há a opção de uma cobertura adicional, onde também irá ressarcir em casos de invalidez por acidente.

É possível adicionar coberturas como assistência funeral individual ou familiar, antecipação especial por doença, despesas médicas, hospitalares e odontológicas; entre outras.

Como funciona o seguro de vida em grupo?

Comumente contratado por empresas, o seguro de vida em grupo apresenta como principal vantagem a garantia do cuidado com os colaboradores e suas famílias por meio deste aporte financeiro.

Assim, além da indenização em casos de invalidez ou morte, prevê ainda o reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

E, até mesmo o adiantamento de valores contratados em situações de algumas doenças, como câncer.

Mas há ainda outras garantias, como de pagamento de dívidas, renda para profissionais autônomos afastados, entre outros tantos que devem ser previstos em apólice.

Qual o prazo prescricional do seguro de vida em grupo?

A prescrição seguro de vida em grupo é de um ano.

De acordo com o Jusbrasil, conforme entendimento consolidado na Súmula 101 do STJ, “a ação de indenização do segurado em grupo contra a seguradora prescreve em um ano”.

Seguro coletivo ou individual: qual devo escolher?

Se você é uma pessoa física, é natural que opte por fazer um seguro individual.

Assim, seus familiares ou dependentes receberão o aporte firmado por você com a seguradora por meio de contrato.

Essa situação costuma ser, inclusive, como um tranquilizador para as pessoas que temem pelo futuro da família.

Mas se você é uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa, é provável que ofereça o seguro de vida para funcionários CLT, enquanto um benefício.

Ou seja, aqui a alternativa visa assegurar o bem-estar dos colaboradores de determinado negócio. Por ser um serviço orientado para um grupo, fornece um atendimento mais amplo e barato.

Vantagens do seguro de vida coletivo empresarial

Além do valor mais acessível e maior abrangência de serviços disponibilizados, o seguro de vida em grupo apresenta outros benefícios que o tornam mais indicado para empresas e corporações.

Confira, a seguir, quais são:

  • Comodidade de ter contratos padronizados e com desconto em folha de pagamento, em casos de o funcionário ter o poder de escolha à adesão;
  • Diferencial atrativo da empresa no mercado que motiva os colaboradores a integrarem a equipe enquanto uma segurança e benefício à família do funcionário em casos de incidentes;
  • Desconto integral no cálculo do Imposto de Renda para pessoas jurídicas caso a empresa opte pelo Lucro Real como regime de tributação.

Seguro de vida em grupo para empresas: conte com a Fedrizzi Seguros

De forma geral, contar com um seguro de vida ou oferecer isso para um grupo de pessoas pode ser benéfico, tranquilizador e até mesmo motivador para todas as partes envolvidas.

Informe-se sobre as suas possibilidades, coberturas, condições e vigência de plano previstas em apólice e conte com a Fedrizzi Seguros para este grande passo.

Leia mais

Receba ofertas e conteúdos em primeira mão

Fique tranquilo. Não vamos lotar sua caixa de entrada!

🔒 Seus dados estão seguros conosco.

Entraremos em contato com você

Seus dados estão seguros conosco.