O seguro de responsabilidade ambiental deve ser prioridade para todas as empresas que trabalham com agentes poluentes e que queiram minimizar riscos à natureza.
Mesmo adotando práticas seguras muitas vezes o risco ambiental pode acontecer, causando impacto na natureza e na sociedade, como a contaminação da água, desmatamento e poluição excessiva do ar.
A melhor maneira de reduzir os danos causados por eventuais problemas é o seguro de responsabilidade civil ambiental.
Continue a leitura e entenda como funciona esse tipo de seguro e suas principais coberturas!
O que é o seguro ambiental?
O Seguro Ambiental é um tipo de apólice indicada para empresas que utilizam algum tipo de matéria-prima que possa causar poluição ambiental.
Em outras palavras, o seguro de riscos ambientais garante o ressarcimento dos prejuízos gerados por contaminação do meio ambiente, resultantes das atividades praticadas pelo segurado.
O objetivo principal desse tipo de seguro é reparar e remediar danos ambientais.
Como funciona o seguro de responsabilidade ambiental?
O seguro de responsabilidade ambiental funciona da seguinte maneira: o cliente (empresa contratante) paga uma cota anual à seguradora.
Caso uma eventualidade danosa aconteça, a seguradora é responsável por ressarcir prejuízos em até 100%.
Deve-se observar o que foi contratado e quais as coberturas disponíveis. Por isso, antes de assinar qualquer contrato de seguro leia-o atentamente e tire todas as suas dúvidas com um corretor de confiança.
Seguro de responsabilidade civil ambiental: fiquei atento às coberturas
A legislação brasileira prevê mesmo não havendo dolo – intenção de praticar o ato – a empresa responsável por impactos negativos deve reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros.
Por exemplo, a sua empresa transporta carga inflamável. Caso aconteça um acidente e o caminhão tombar contaminando algum rio, será responsabilidade da empresa arcar com os custos e indenizações.
Nesse caso, se a empresa tiver contratado o seguro RC ambiental, quem irá cobrir os gastos será a seguradora.
É possível também incluir coberturas para:
- Desmatamento irregular
- Excesso de poeira e gases tóxicos emitidos na atmosfera
- Rompimentos de barragem
- Destinação incorreta de resíduos, entre outros.
Seguro ambiental: como reduzir custos em caso de acidentes?
A melhor maneira sempre será a prevenção de acidentes. Por isso, esteja sempre atento às normas de segurança e priorize os protocolos em todas as áreas da sua empresa.
Porém, é possível minimizar os custos com acidentes contratando o seguro ambiental.
No recente caso do rompimento da barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, a empresa Vale assinou um acordo de reparação e arcou com 37,7 bilhões de reais no processo de recuperação de rios e na ajuda às famílias das vítimas.
O impacto ambiental de um acidente envolvendo essa magnitude de agentes poluidores é gigantesco. Porém, pequenas empresas também devem estar atentas ao risco que podem causar.
Por isso, é muito importante ter um seguro de responsabilidade civil ambiental para auxiliar nos gastos com reparação a terceiros e ao meio ambiente.
A cobertura do RC ambiental pode ser ampliada para diminuir custos indiretos, como o pagamento de despesas em processos judiciais e a quitação de honorários para advogados enquanto o processo ambiental estiver na esfera cível.
Em resumo, o seguro ambiental tem a função de diminuir os impactos causados e evitar gastos exorbitantes que podem desestabilizar a saúde financeira da empresa.
Fedrizzi Seguros: segurança contra prejuízos inesperados
Pequenas, médias e grandes empresas encontram seguros acessíveis e sob medida conosco.
Oferecemos toda a consultoria necessária para proteger o patrimônio e apoiar o desenvolvimento sustentável.
Fale conosco para fazer uma cotação e conhecer as possibilidades de seguros para sua empresa!