Pular para o conteúdo

Seguro D&O e E&O: entenda as diferenças de cada modalidade e quais as principais coberturas.

Ter um seguro de responsabilidade civil D&O é um caminho que pode evitar dores de cabeça em casos de contratempos.

Nós sabemos que erros são comuns e podem acontecer, no entanto, arcar com eles é o nosso dever. E o mais importante é que a solução precisa ser eficiente e ágil.

Dessa maneira, os seguros E&O e D&O têm despertado interesse aos gestores de empresas.

Enquanto um é para reclamações de atos de gestão, o outro é para reclamações de falhas profissionais.

Ou seja, o objeto da apólice é diferente, o que pode gerar dúvidas de qual se aplica em determinada situação.

Essas diferenças, seus conceitos e aplicações serão explicados a seguir, confira!

Seguro D&O: o que é e como funciona?

O seguro de responsabilidade civil profissional contempla as modalidades E&O e D&O, que, apesar de semelhantes, possuem objetivos diferentes em cada uma dessas apólices.

E, no intuito de instruir para evitar dúvidas de qual destes documentos ampara determinada situação, entenda as diferenças entre E&O e D&O.

D&O é diferente de E&O

Por mais que algumas letras se repitam e as finalidades sejam parecidas, D&O é diferente de E&O.

O seguro D&O é um seguro que tem como objetivo garantir proteção e certa tranquilidade para executivos e administradores de empresas.

Ele garante ao segurado a indenização por danos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros por falhas de gestão.

Essa apólice é contratada pela empresa, tomadora no seguro D&O, em benefício dos seus gestores.

A alternativa tem registrado grande adesão desse público, por conta da instabilidade do mercado, o ambiente jurídico mais rígido, aumento da sinistralidade do seguro e a ampliação do debate em torno das práticas ESG.

Além do próprio conhecimento das pessoas por este tipo de seguro, que aumentou nos últimos tempos.

E&O: seguro de erros e omissões

A sigla E&O significa seguro de erros e omissões e visa amparar o segurado pelos danos causados em virtude da falha profissional.

Comum a empresas prestadoras de serviços, como de engenharia, hospitais, escritórios de advocacia e busca a proteção da própria empresa.

Bem como, de pessoas físicas que atuam de forma independente e não querem colocar em risco seu patrimônio pessoal.

Ou seja, o seguro E&O irá assegurar que essa prestadora de serviço ou profissional liberal não perca o seu patrimônio caso tenha que indenizar ou se defender de uma acusação levantada por um terceiro que, sim, foi lesado.

Casos de erros em exames médicos ou consultorias equivocadas de advogados são exemplos de aplicação do seguro E&O, que também é conhecido como seguro de erro médico.

Tanto o seguro E&O quanto o seguro D&O são de responsabilidade civil profissional e alternativas ótimas, cada um com a sua especificidade, em prol da proteção financeira das empresas em situações imprevisíveis e que necessitem reembolsos ou gastos judiciais.

Portanto, ambos atuam para maior segurança na tomada de decisão, proteção de patrimônios envolvidos e preparação e economia para ações que exigem tempo e dinheiro.

Se você ou a sua empresa ainda têm dúvidas sobre a importância de contar com este tipo de seguro, converse com a seguradora da sua confiança para compreender melhor este tema. Faça uma cotação de seguro D&O.

A Fedrizzi Seguros está à sua disposição!

Leia mais

Receba ofertas e conteúdos em primeira mão

Fique tranquilo. Não vamos lotar sua caixa de entrada!

🔒 Seus dados estão seguros conosco.

Entraremos em contato com você

Seus dados estão seguros conosco.