A responsabilidade civil familiar é uma garantia para você não precisar se incomodar com situações cotidianas. Confira o que é e como funciona!

Você está em casa no domingo e as crianças jogando futebol. Na empolgação, a bola quebra a vidraça do vizinho. Situações como essa são comuns.

Pense, agora, se um vazamento em decorrência de reforma ou manutenção alague a casa do vizinho do andar de baixo ou, pior, seu cachorro morde um desconhecido.

É para esses casos que você pode utilizar a cobertura de responsabilidade civil familiar. Ela cobre diferentes tipos de danos causados a terceiros.

Continue lendo o texto e entenda como funciona a cobertura de responsabilidade civil familiar.

O que é responsabilidade familiar no seguro residencial?

O seguro residencial básico, dependendo da seguradora, garante proteção contra incêndios, raios, granizo etc. Além do plano básico você pode contratar a responsabilidade civil familiar.

A RC familiar garante indenização à vítima, por danos causados pelo segurado, seus dependentes ou cônjuge.

Importante ressaltar que a cobertura também é válida para empregados da casa ou outras pessoas que vivam no ambiente, em caso de danos causados por eles, quando estiverem na residência, não danos a eles.

Os danos podem ser físicos ou materiais, desde que tenham acontecido de forma involuntária, por imprudência ou negligência.

Danos causados por animais domésticos, como morder um estranho ou danificar alguma estrutura, também estão cobertos pela responsabilidade civil familiar.

Responsabilidade civil familiar: exemplos e casos práticos

Nunca sabemos quando as coisas vão acontecer, não é mesmo? Em um dia comum, por um descuido, o seu cachorro pode escapar e morder o vizinho. Ou até mesmo o seu filho pode quebrar o vidro de um carro na rua.

Portanto, é para garantir que você resolva tudo com a maior tranquilidade que existe a responsabilidade civil familiar.

Confira, a seguir, alguns exemplos de situações cobertas:

  • Caso 1: Algum funcionário terceirizado está limpando o vidro, cai e se machuca. Nesse caso, a indenização da cobertura de responsabilidade civil familiar ajuda nas despesas médicas.
  • Caso 2: O seu filho estava brincando no pátio de casa e a bola acabou quebrando o vidro do vizinho. A cobertura de responsabilidade civil familiar pode cobrir os gastos com vidraceiro.
  • Caso 3: Durante uma reforma na tubulação ou se você está mexendo em algum cano e fura por engano, alagando a garagem do vizinho. A responsabilidade civil familiar garante indenização nesse caso também.

Tenha em mente que imprevistos sempre podem acontecer, a diferença é que você estará preparado para solucioná-los da melhor forma.

Quem é coberto por este tipo de seguro?

Ao contratar a cobertura de responsabilidade civil familiar no seguro residencial você conta com um valor máximo de apólice para cobrir os danos.

Além do segurado, podem ser custeados danos causados pelas seguintes pessoas:

  • Cônjuge
  • Filhos menores de 18 anos de idade
  • Pessoas que morem na casa, empregados domésticos enquanto estiverem trabalhando, desde que devidamente registrados.

É importante estar atento ao contrato, pois algumas seguradoras cobrem os danos causados fora da residência e outras não.

O que não é coberto na responsabilidade civil familiar?

Sempre indicamos que você leia todo o contrato e se informe com o corretor, inclusive, sobre o que não é coberto no RC familiar.

Tudo depende da seguradora, porém, há algumas situações que podem ser excluídas da cobertura como, por exemplo:

  • Multas;
  • Danos causados como consequência de atividade laboral, quando a pessoa trabalha dentro de casa;
  • Danos causados por cercas elétricas ou outro dispositivo de proteção, entre outros.

Como contratar a cobertura RC familiar?

Faça uma pesquisa no mercado e compare o que cada seguradora tem a lhe oferecer.

Indicamos que você faça uma cotação com pelo menos duas seguradoras. Assim terá noção dos valores que cada uma cobra e o que está incluso nas apólices.

Lembre-se que a melhor seguradora sempre será aquela que atende à necessidade do cliente.

Seguro residencial sob medida: conte com a Fedrizzi Seguros

Oferecemos diversas opções de cobertura para quem mora em casa, sobrado, apartamento ou no interior, temos a melhor oferta.

Ficou com alguma dúvida sobre a cobertura de responsabilidade civil familiar? Entre em contato conosco ou faça uma cotação agora mesmo!

Leia mais

Receba ofertas e conteúdos em primeira mão

Fique tranquilo. Não vamos lotar sua caixa de entrada!

🔒 Seus dados estão seguros conosco.