Reconhecer qual o melhor consórcio de moto pode ser o primeiro passo para uma mudança de vida.
Todos buscam diariamente a liberdade. Seja de pensamento, expressão, opinião ou financeira.
E a aquisição de bens está bastante atrelada a isso. E, no caso de uma moto, se trata de um grande passo, já que impacta também na qualidade de vida de quem adquire.
Hoje em dia ter uma moto é garantia de melhor aproveitamento de tempo, rotina mais prática e, se comparado com um carro, mais econômico. Mas para realizar esta compra é preciso bastante planejamento.
Neste sentido, o consórcio é uma das alternativas mais recomendadas para aquisição de bens de alto valor, como uma moto.
Além de ser um meio mais seguro e planejado. Seja nova ou usada, são as condições de cada um que determinará como se dará essa negociação.
Confira a seguir como funciona o consórcio de uma moto na prática e qual o melhor disponível no mercado.
Consórcio de moto: veja o que é e como funciona
O consórcio de motos vem se consolidando cada vez mais entre as opções de compra realizadas entre os brasileiros e investidores.
O consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo, realizada em grupo, por pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo interesse e reunidas pelas administradoras.
Assim, as empresas responsáveis organizam todos os processos relacionados ao consórcio, e cada um contribui mensalmente com o valor estabelecido, formando um fundo coletivo.
Depois de adquirido o valor necessário, começam a ocorrer contemplações destes participantes uma vez por mês, onde são feitos sorteios e lances.
O sorteado do mês recebe a carta de crédito, documento em que há todo o valor necessário para que o consorciado adquira o bem que deseja.
É importante ressaltar que para retirar o valor e comprar bens é preciso ser contemplado com o consórcio.
Após a contemplação, o consorciado deve continuar pagando as mensalidades para que os outros também tenham essa oportunidade.
Por se tratar de uma modalidade de compra a longo prazo, o participante do consórcio pode ser sorteado no primeiro mês do contrato ou apenas no último.
Mas, de maneira geral, a ideia é oportunizar uma compra programada, planejada e segura.
O que significa consórcio de moto?
Apesar de ser visto por muitos como uma modalidade vantajosa para o planejamento financeiro das pessoas, é comum que algumas pessoas ainda questionem comprar moto por consórcio ou financiamento.
O que justifica ainda mais a compreensão sobre como funciona um consórcio de uma moto.
Mas o fato de poder planejar esta aquisição, com calma e tempo, tem feito esta alternativa como a preferencial.
Mesmo com o reajuste do IPCA, para acompanhar o valor do bem e, caso o consorciado não pague a mensalidade em dia, não há uma cobrança exorbitante de juros.
O máximo que acontece nestes casos é o participante não ser contemplado até que a situação seja regularizada.
Assim, a compra é planejada, programada e não proporciona dívidas após a aquisição do bem.
Com quantos anos pode fazer consórcio de moto?
De acordo com a Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, em caso de pessoa física, o ato de assinar o contrato só pode ser realizado por pessoa considerada “plenamente capaz”.
A capacidade plena é adquirida quando se completa 18 anos, idade em que a pessoa fica habilitada a praticar todos os atos da vida civil.
Porém, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, são considerados pela legislação brasileira como “relativamente incapazes”.
Portanto, podem assinar contrato de consórcio desde que acompanhados pelos pais, tutor ou curador, que também devem assinar o contrato.
Dessa maneira, os menores de 16 anos serão sempre representados pelos pais ou, na falta ou incapacidade destes, pelo tutor.
Ou seja, o contrato pode estar em seu nome, mas deverá ser assinado pelos pais ou pelo tutor.
Vantagens do consórcio de motos
Existem inúmeras vantagens nesta modalidade de compra, que reafirmam que compensa fazer consórcio de moto.
Confira as principais:
- Sem burocracias ou necessidade de aprovação de pedido ou qualquer outro processo demorado e burocrático;
- Não é preciso que uma instituição bancária injete valores para cobrar posteriormente do cliente;
- Não há taxas de juros, risco de perder dinheiro ou ter o pedido de aquisição negado;
- A possibilidade de se programar financeiramente proporciona compras mais seguras e assertivas;
- O participante adquire o que deseja, sem dívidas bancárias, taxas de juros ou problemas com parcelamentos a longo prazo;
- Aumenta o poder de negociação já que é uma compra à vista, possibilitando ganhar descontos, melhores condições de pagamento e até mesmo brindes;
- Caso sobre dinheiro, o participante pode investir na moto da maneira que achar melhor.
A nossa dica é comparar as vantagens antes de decidir se vale a pena comprar moto por consórcio ou financiamento.
Tudo vai depender da sua necessidade e valor que está disposto a investir.
Para saber se um financiamento de moto vale a pena, converse com um corretor de confiança e analise os prazos, valores e taxas de juros.
Qual o melhor consórcio de moto?
Antes de iniciar este processo, alguns aspectos precisam ser observados.
A taxa de administração e qualidade de atendimento são alguns dos pontos que você precisa analisar antes de escolher a administradora do consórcio.
Afinal, você precisa estar consciente de quanto custa um consórcio de moto, com quantos anos pode fazer ou mesmo o que todo este movimento vai te custar.
Saber pontuar o que é importante para você é fundamental, como:
- De que forma você pesquisa a moto que vai comprar?
- Você busca marcas ou preços?
Além disso, certifique-se que o atendimento que você está recebendo é de qualidade e que a administradora está atenta às suas necessidades e pronta para te prestar suporte, caso necessário.
Qual o valor de consórcio de moto?
Os valores variam muito de acordo com a marca e modelo da motocicleta. Outro fator que varia bastante é a taxa de administração e o prazo de pagamento.
Por isso, para ter uma média de preços, indicamos que você faça uma cotação de consórcio de moto em nosso site.
Faça seu consórcio de moto com a Fedrizzi
É imprescindível analisar valor da carta de crédito, número e valor das parcelas mensais e taxa de administração podem ser bons aspectos para avaliar na hora dessa escolha.
Com certeza, com as perguntas certas é mais fácil obter respostas que ajudem nessa decisão e permita encontrar a tal liberdade de adquirir o que para muitos é um sonho.
Ainda está em dúvida se a melhor escolha é consórcio ou financiamento de moto?
Conte com a Fedrizzi na sua tomada de decisões!