O que é franchising? Essa pergunta é cada vez mais comum entre investidores que buscam apostar em novos modelos de negócios para se destacar ainda mais no mercado brasileiro.
Neste texto, vamos explorar os conceitos e as características desse conceito de franquia de negócio que tem atraído cada vez mais pessoas, bem como as vantagens de se tornar um franqueado.
Acompanhe e descubra por que investir na franchising, que é um dos mercados que mais cresce no país!
O que é franchising?
Conhecido também como franquia, a franchising é um modelo de negócio no qual uma empresa concede a uma pessoa (física ou jurídica) o direito de usar sua marca, produtos e serviços em troca de uma taxa.
Esse processo possibilita ao franqueador crescer de maneira exponencial, e ao franqueado investir em um modelo de negócio eficientemente competitivo.
Esse mercado possui bons negócios para investir.
Prova disso é a evolução desse modelo de negócio no Brasil: para 2023, a Associação Brasileira de Franchising projeta um aumento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e 10% no número de empregos.
Franqueado e franqueador: qual é o significado?
De maneira clara e resumida, podemos destacar que o franqueador é a empresa que possui uma marca ou um modelo de negócio e deseja expandi-lo por meio da franchising.
E o franqueado é o investidor que adquire o direito de utilização de marca e modelo de negócio do franqueador, através de uma taxa de franquia.
Sobre as responsabilidades: o franqueador deve fornecer todo o know-how necessário para que ele possa implementar e operar o negócio, bem como suporte em marketing, treinamento e gestão.
Já o franqueado precisa operar o negócio de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo franqueador.
É uma parceria, onde ambos trabalham juntos em prol de seu sucesso individual e do sucesso da marca.
Por que investir no mercado de franchising?
Optar por investir em franquias pode ser uma excelente escolha para empreendedores em busca de oportunidades de negócios que são um sucesso.
As franquias apresentam inúmeras vantagens e são bons investimentos em comparação a outros modelos. Veja as principais:
Credibilidade
Ao investir em uma franquia, você já começa seu empreendimento com a vantagem da credibilidade, pois a empresa já possui credibilidade perante o público.
Plano de negócios
A franquia possui um plano de negócios pronto, que pode ser replicado na nova unidade. Esse é um grande benefício, pois não é necessário realizar uma fase de testes para entender quais estratégias são um sucesso.
Garantias
Como as franquias já têm produtos e serviços testados e aprovados, ao adquirir esse modelo de negócio, o franqueado tem como aliada uma garantia de mercado. Isso é um ponto positivo na hora de vender e lucrar mais.
Apoio do franqueado
Os franqueadores oferecem ajuda aos franqueados por meio de treinamentos, capacitações, suporte e assistência para crescer o negócio.
Como se tornar um investidor de franchising?
Quem quer se tornar um franqueado precisa seguir algumas etapas do processo.
Como por exemplo: pesquisar sobre franquias do nicho em que deseja atuar, entender se a escolha se encaixa no seu perfil e se tem recursos financeiros para isso.
Bem como, seguir as exigências do franqueador e do contrato.
Também é necessário que o franqueado entenda as expectativas do franqueador, bem como as responsabilidades de cada um nesse fechamento de negócio.
Leia mais: Quais as obrigações de um franqueador?
Conheça a Fedrizzi Franquias: focada na franchising de seguros
Quer ser dono de uma franquia do nosso negócio?
Oferecemos a você a oportunidade de integrar um negócio sólido, em um segmento que cresce cada vez mais no Brasil: o de seguros.
Somando a isso, damos total apoio para diminuir seus riscos na hora de investir, seja em treinamento ou suporte.
Conheça nosso modelo de franquias e saiba qual a melhor opção para começar a empreender.