Abrir uma franquia corretora de seguros pode ser uma ótima opção, mas será que franquias para cidades pequenas têm o mesmo potencial e mercado quanto as maiores, comumente estabelecidas em grandes centros urbanos?
Confira no texto alguns conceitos básicos sobre franquias, suas principais vantagens e outros pontos relacionados ao tema para que você compreenda melhor.
Acompanhe!
Franquia para cidade pequena: muda alguma coisa?
Antes de mais nada, é fundamental ter clareza que franquia é um modelo de empreender que vem crescendo devido às vantagens que apresenta para quem quer abrir o próprio negócio sem precisar começar do zero e com pouco risco.
Esse tipo de negócio, cujo proprietário ou franqueador cede os direitos de uso da marca para o franqueado, garante a este terceiro todo o suporte para a abertura deste empreendimento.
O franqueado, por sua vez, realiza o pagamento de uma taxa de franquia para abrir o negócio e, conforme a rede, também paga uma taxa pelo direito de uso e outra de publicidade mensalmente.
Leia mais no texto: Quais as obrigações de um franqueador com seus franqueados?
Mas quando pensamos em franquias, sempre vêm à mente grandes marcas como O Boticário e McDonald’s, por exemplo.
E para quem está numa cidade pequena, talvez essas alternativas pareçam ter menos chance de fazer sucesso.
Mas essa visão é equivocada, já que o fato de existir ali um público consumidor, que muitas vezes sofre limitações por conta da região, faz com que esse mercado local se mostre próspero.
Qual a franquia ideal para cidades pequenas?
Há quem questione se de fato é garantido que algumas dessas sejam realmente do grupo de franquias de sucesso para cidades pequenas.
E ainda que essa análise necessite ser feita com base em diversos fatores, como conhecimento de mercado, investimento inicial e aproximação com o segmento em questão, há inúmeras alternativas para se apostar, como do ramo de seguros.
Por isso, ao pesquisar as melhores franquias para cidades pequenas tenha em mente o segmento que você se interessa e o suporte que a empresa está disposta a oferecer.
O que é franquia de seguro e suas possibilidades?
Considerando que apenas no primeiro semestre de 2022, o segmento de seguros teve um crescimento de 16,3% em seu faturamento, sendo mais de R$176 bilhões nos primeiros seis meses do ano, segundo dados divulgados pela CNseg.
Dá para dizer que se trata de um mercado rentável, certo?
Estes números mostram o grande potencial deste nicho, inclusive em franquias, que em 2021 teve faturamento de quase R$30 bilhões, com sua participação, mostrando o impacto dos aproximadamente 122 mil corretores ativos no país.
Por que abrir uma franquia corretora de seguros?
Além do potencial comercial e financeiro, há diferentes e excelentes razões para considerar as franquias de seguros como uma ótima alternativa para investir em uma cidade pequena.
Confira 5 motivos para abrir uma franquia de seguros:
- Segmento de seguros está em alta, conforme dados crescentes apresentados anteriormente;
- O mix de serviços é variado, e seu catálogo inclui serviços como seguros para veículos, seguro residencial, empresariais, de vida, seguro de viagem, de equipamentos, e muito mais;
- Grande público consumidor;
- Flexibilidade na operação do negócio, que vai do presencial a home office, você é quem decide; e
- Baixo custo operacional.
São muitas vantagens em uma única possibilidade, e o melhor é que existem marcas sérias e com experiência no mercado para poderem garantir excelência ao franqueado, como a Fedrizzi.
Conheça os detalhes da nossa franquia de corretora de seguros!