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Entenda como identificar as franquias de sucesso e quais as práticas estabelecidas por seus gestores para alcançarem resultados tão positivos.

Reconhecimento e credibilidade. É isso que vem à cabeça quando você pensa em franquias de sucesso?

É isso que grandes redes de franquias precisam garantir para justificar o sucesso e, por que não, crescer ainda mais.

Sem dúvidas, existem outros pontos importantes para fazer de uma marca um negócio bem-sucedido, como qualidade e comprometimento, por exemplo.

Neste sentido, o texto trará um pouco sobre a atuação das franquias, o cenário desse tipo de empreendimento no Brasil e alguns mitos sobre franquias de sucesso.

Acompanhe!

O que são franquias de sucesso?

Contar com o suporte completo de uma marca já consolidada, e muitas vezes bastante respeitada no mercado, para abrir a própria empresa é o que faz das franquias uma alternativa de negócio que cada vez ganha mais adeptos.

Ou seja, uma opção interessante para quem quer empreender sem precisar começar do zero.

Afinal, os riscos são menores por se tratar de um modelo de negócio já testado, padronizado e com várias unidades em funcionamento.

E certamente, as que já são bem conhecidas podem, sim, ser consideradas franquias de sucesso, já que apresentam maior rentabilidade e destaque no mercado.

5 mitos sobre franquias de sucesso

O que as franquias de sucesso têm em comum? Qualidade dos produtos e serviços prestados e estratégia de venda eficientes, com certeza.

Mas há por aí muitas informações falsas sobre esse tipo de negócio, e outras que deixam as pessoas em dúvida.

Conhecer todos os aspectos acerca de um mercado é fundamental antes de embarcar em qualquer negócio, o que inclui identificar o que é mito e o que é verdade nesse meio.

Confira a seguir os principais mitos de franquias antes de abrir o seu próprio negócio:

1 – Uma marca forte garante sucesso

Apesar de uma marca forte trazer mais confiança e credibilidade para o público, apenas isso não é suficiente.

É fundamental que o franqueado faça a sua parte, pois é a sua dedicação que fará toda a diferença no sucesso do negócio.

É preciso saber inovar, investir em um bom atendimento ou também na divulgação da marca, entre outros aspectos, como parcerias e fornecedores comprometidos com o seu negócio para que ele prospere.

2 – O franqueado não pode opinar sobre o negócio

Esse é o tipo de informação que acaba afastando muitos empreendedores do modelo de negócios, já que se imaginam apenas seguindo regras e não empreendendo de fato.

Mas a verdade é que, apesar dos processos padronizados, típico de franquias, o franqueado deve ter envolvimento e proatividade para o crescimento da marca como um todo, inclusive, é ele quem tem a real vivência do local franqueado.

3 – Investir em franquias é mais caro que começar um negócio próprio

Outro mito que afasta empreendedores, sendo que uma franquia demanda apenas uma fração do investimento que uma empresa convencional de mesmo porte exigiria, sem contar o suporte e conhecimento da equipe de gestores.

Franquia é ainda uma alternativa mais econômica também porque permite ao franqueado pular etapas iniciais e, com o auxílio recebido, evitar erros comuns nesta fase de abertura do negócio, economizando também tempo e recursos.

4 – Todas as unidades precisam ser iguais

Ainda que as franquias mantenham o padrão visual, é possível fazer adaptações na unidade, desde que não descaracterize o conceito da marca como um todo.

O mesmo acontece em relação ao preço e a gama de produtos.

Afinal, é importante que tudo esteja adequado aos hábitos dos consumidores e à cultura local onde está instalada.

5 – O franqueado é um funcionário da franqueadora

Não, o franqueado não é um funcionário da franqueadora, mas um empreendedor livre para atuar, e por isso é responsável pelo papel de líder e gestor do próprio negócio.

Franquias no Brasil

O mercado de franquias pode ser um caminho promissor para quem busca empreender em 2023.

O setor tem registrado crescimento consecutivo desde 2021, com alta de 18,7% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) ainda apontam que o faturamento do setor saltou de R$47,385 bilhões para R$56,256 bilhões no período, segundo um estudo recente feito em parceria com a BR Insights.

É importante compreender que existem acertos dentro desse modelo de empreender que continuarão alavancando os negócios para quem investe e se dedica.

Observar franquias que se destacam também pode ser um caminho.

Franquias de sucesso no Brasil

O Brasil se destaca por conta da criatividade também em empreender, e o sucesso de algumas franquias pode ajudar a entender um pouco isso.

Confira cinco marcas que estão entre as melhores franquias de sucesso reconhecidas nacionalmente:

  • O Boticário: a maior rede de franquias do País e ficou no topo do ranking da ABF em 2021. Ao todo, são 3.652 filiais espalhadas pelo Brasil, com crescimento de 29% entre 2020 e 2021.
  • McDonald’s: no Brasil o McDonald’s ocupa o segundo lugar no ranking da ABF, com 2.585 unidades operando no país e um faturamento médio de R$60 mil.
  • Cacau Show: possui 2.827 filiais em território nacional.
  • Gazin Semijoias: é a maior rede revendedora de semijoias no Brasil e seu faturamento varia entre R$30 mil e R$100 mil.
  • Splash: a rede de franquias que mais cresceu em 2021, com uma variação positiva de 364,2%, conforme dados da ABF.

Como abrir uma franquia de sucesso?

Franquias com retorno rápido são negócios de sucesso e para quem quer saber como abrir uma, é importante primeiramente analisar os seguintes aspectos, como:

  • A familiaridade com o segmento da empresa na qual vai investir;
  • Se há condições de realizar esse investimento;
  • Estar ciente da taxa cobrada na abertura da franquia pelo uso da marca;
  • Estar informado sobre a média de prazo que a franquia leva para cobrir o valor investido e passar a gerar lucro;
  • Saber o valor cobrado pelo franqueador pelos direitos de uso da marca, bem como a frequência desse faturamento;
  • Entender encargos como a taxa cobrada mensalmente pela publicidade da marca;
  • Ter conhecimento do faturamento médio que a franquia deve gerar;
  • Conhecer todo o suporte recebido para atuar.

Se você conseguir mapear tudo isso e entender que uma franquia da Seguradora Fedrizzi pode ser o negócio ideal para você, estaremos prontos para te auxiliar.

Na dúvida, uma conversa com nossa equipe pode ser bem esclarecedora e, com certeza, agradável.

Contate-nos para saber mais!

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