Você acha improvável aderir a um consórcio para quitar financiamento? Pois acredite: não é!
O consórcio não serve apenas para adquirir bens ou pagar por serviços, mas, também, quitar um financiamento.
Confira como utilizar o consórcio a seu favor e se realmente vale a pena fazer consórcio para quitar financiamento. Boa leitura!
Consórcio para quitar financiamento existe mesmo?
O financiamento é um dos principais responsáveis pelo endividamento das pessoas.
Já que costumeiramente trazem parcelas com valores muito altos e juros que podem elevar mais ainda o valor do bem, gerando uma dívida enorme.
Se essa situação não aconteceu com você, ótimo. Mas é provável que tenha assolado algum familiar ou conhecido seu, que não teve orientação ou oportunidade de realizar um planejamento financeiro.
Por isso, veja a seguir alguns termos, expressões e demais informações desse universo para poder se familiarizar e saber como funciona esse tipo de serviço.
O que é carta de crédito?
A carta de crédito é o valor utilizado para comprar o bem, seja um carro, uma casa ou quitar financiamento imobiliário.
Ela é entregue como pagamento ao vendedor quando houver contemplação em sorteio ou lance, ou término do pagamento do consórcio.
A contemplação é aquele momento quando as prestações são todas pagas, ou quando a pessoa é contemplada por meio do sorteio ou lance.
Regras para quitar financiamento utilizando o consórcio
A partir da Lei 11.795/2008 — conhecida como Lei dos Consórcios — que foi possível utilizar cartas de crédito para quitação de financiamentos bancários.
Esta lei passou a valer em 2009 e, nesse sentido, desde então é permitido quitar financiamento de imóvel com consórcio.
A categoria da carta de crédito deve estar relacionada ao mesmo tipo de bem que você quer quitar o financiamento.
Assim, não é possível quitar um apartamento se o crédito for de um consórcio de automóvel, por exemplo.
Utilizar o consórcio para quitar o financiamento imobiliário traz a sua dívida do imóvel para o valor presente, amortizando todos os juros, diminuindo o período de pagamento de 360 meses para 200 meses com o valor aproximado de parcela que você pagava no financiamento.
Para que isso ocorra, você tem que conciliar temporariamente o valor de parcela do consórcio e a que você já está pagando no financiamento até a sua contemplação.
Você pode contratar uma parcela que se encaixe dentro do seu orçamento, pois será muito melhor do que antecipar a dívida do financiamento de trás para frente.
Supondo que você ao invés de contratar o consórcio, antecipasse o mesmo período, você amortizasse no financiamento, só pagaria parte dos juros, já no consórcio você eliminaria todo ele.
Se você não conseguir pagar a parcela sobre o montante pode ser interessante sim você pagar o valor de uma carta de crédito menor, pois o valor da carta sobe anualmente por causa das correções e o saldo devedor do financiamento vai diminuindo conforme você vai pagando o valor das parcelas.
Para que seja utilizado o valor da carta de crédito, é necessário que o consorciado não esteja inadimplente com o grupo, ou seja, com parcelas do consórcio em atraso.
Seguindo essas orientações, quando for contemplado, depois da aprovação na análise cadastral, é preciso contatar a instituição financeira responsável pelo financiamento para verificar o procedimento de quitação.
A busca por documentos e conhecimento dos procedimentos e demais trâmites para efetuar a transação pode, inclusive, se iniciar ainda antes, de forma a antecipar essa organização.
É possível ainda pagar outras despesas com o valor do crédito, além do financiamento remanescente, como gastos de cartório, taxas de registro imobiliário e tributos da transação, por exemplo.
Posso usar consórcio para quitar financiamento de veículo?
Sim, é possível quitar o financiamento de veículo se a financeira onde o veículo estiver financiado concordar em baixar o gravame antes de receber o pagamento. Cabe primeiro verificar junto à financeira se ela aceita.
Fedrizzi Seguros: faça um consórcio para quitar financiamento
Aqui na Fedrizzi atuamos com os mais diversos tipos de consórcio e podemos te orientar e até mesmo dar exemplos de casos que tiveram um excelente desfecho com esta medida.
Entre em contato com a nossa equipe!