Um dos segmentos que mais vem crescendo no Brasil é o de seguros, prova disso é que os últimos anos foram de crescimento.
De acordo com matéria divulgada pela Revista Apólice, o mercado de seguros segue em ascensão e registrou alta de 25,5% no faturamento no terceiro trimestre de 2022.
Os dados são da 25ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, produzido com base nos dados publicados pela Susep.
Isso demonstra a evolução do setor e destaca como o mercado de corretagem de seguros é baseado no sucesso do corretor.
Além de vender e trabalhar com seguros – seja no ramo de saúde, residência, automóveis e previdência ou seguro de vida -, essa profissão oferece todo o suporte técnico para que os clientes saibam melhor sobre o recurso que usufruem no dia a dia e possam seguir sua rotina com tranquilidade.
Mas, afinal, o que de fato faz um profissional que busca trabalhar como corretor de seguros?
Confira mais sobre esse assunto e entenda se vale a pena ser corretor de seguros. Boa leitura!
Carreira de corretor de seguros: o que este profissional faz?
Conhecido como o profissional que intermedia o atendimento entre seguradora e cliente, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, o corretor de seguros busca facilitar o processo em caso de acionamento de seguro.
Realizando as ações necessárias para resolver os problemas impostos, sempre cumprindo as cláusulas previstas no contrato.
Dentre as atribuições de um profissional na carreira de corretor de seguros estão:
- Verificar riscos
- Analisar prejuízos
- Entender quais são as apólices adequadas
- Assessorar e orientar o cliente sobre o contrato e as suas cláusulas e condições
- Esclarecer dúvidas diárias
Como trabalha um corretor de seguros e qual é o seu campo de atuação?
A atuação do corretor de seguros ocorre da seguinte forma: o profissional precisa agendar um bate-papo com o cliente, entendendo as suas necessidades – seja no segmento de plano de saúde, seguro de carro ou de vida, previdência privada etc.
Após conferir essas informações, o corretor realiza as cotações, esclarece os termos legais das apólices, ajuda no preenchimento de formulários e assessora o indivíduo.
No que diz respeito ao campo de atividades, há diversas vantagens em ser um corretor de seguros, já que é possível atuar em variados cargos:
- Corretor autônomo
- Consultor
- Oferecendo produtos no segmento em questão
Como ser um corretor de seguros?
Quem busca se tornar um corretor de seguros deve, obrigatoriamente, ter o ensino médio completo e ser aprovado no Exame Nacional de Corretor de Seguro, teste realizado pela FUNENSEG ou por outra entidade autorizada pela Susep.
Além desses fatores, o profissional também precisa habilitar-se no SUSEP, órgão responsável pela fiscalização do mercado de seguros no Brasil.
Entenda como tirar a carteira de corretor de seguros.
Características essenciais para a carreira de corretor de seguros
Uma carreira de corretor de seguros eficaz deve estar ligada às características do profissional.
Conheça, a seguir, as competências principais que ele deve ter ao exercer a atividade de corretagem de seguros:
- Bom relacionamento com as pessoas e boa comunicação
- Conhecimento do produto e habilidade comercial
- Ética, transparência e paciência
- Capacidade de persuasão
Fedrizzi Seguros: há 40 anos oferecendo um atendimento de excelência
São mais de 30 mil clientes que recebem os serviços de uma empresa com expertise no segmento e um time com total know-how no assunto.
Isso demonstra a confiança depositada na Fedrizzi Seguros e destaca as vantagens de investir em uma franquia da marca, na qual você pode, inclusive, alavancar a sua carreira de corretor de seguros ou disponibilizar vagas para tal profissão, que vem crescendo cada vez mais no mercado.
Entre em contato com a equipe Fedrizzi Franquias e saiba como ser um franqueado de sucesso neste ramo.