Saber como estipular metas de vendas é um meio para auxiliar no aperfeiçoamento de estratégias para a sua franquia.
É fundamental trabalhar com objetivos para se ter e compreender os resultados alcançados.
As metas de vendas atuam como parâmetros que determinam onde seu negócio pretende chegar e o que deve ser feito para que tais resultados sejam alcançados.
Por isso, ao longo deste texto, vamos apontar alguns aspectos importantes a serem considerados em relação às metas, bem como alguns passos que podem colaborar para o sucesso da sua franquia. Acompanhe!
Metas de vendas para franquias de seguros
Para um negócio crescer e se desenvolver, independente do segmento, é necessário fazer boas vendas.
Por isso, é importante o planejamento, já que vendas sem metas ou objetivos concretos podem gerar problemas no futuro.
Assim, antes de verificarmos como estipular metas de vendas, vamos rever outros conceitos.
Meta de vendas ou objetivo de vendas: como apontar?
A meta é a definição do caminho, meios e tempo que são estipulados para chegar a determinado objetivo. Ou seja, a descrição detalhada e planejada de todos os passos que devem levar ao resultado esperado.
Assim, elas representam todo o planejamento estratégico necessário para que os representantes comerciais tenham altos desempenhos, onde os objetivos definem papéis e prazos conforme a situação da franquia.
E os benefícios ao estabelecer metas de vendas são inúmeros.
Mas para isso, é necessário que exista um equilíbrio entre o que se espera dos vendedores e os recursos disponíveis à empresa, que vão de dinheiro a ferramentas.
Além disso, para que sejam estipuladas com precisão, é fundamental ter conhecimento do mercado, timing e estratégia, já que pode haver diferentes perfis de clientes, tipos de produtos, sazonalidade, entre outros pontos.
Exemplos de metas para vendedores
Dentro do planejamento de metas de vendedores, é preciso apontar um cálculo para cobrar resultados do time e acompanhar a evolução dentro do período estipulado.
Este cálculo dependerá de todos os fatores elencados e existe uma série de estratégias e métodos para fazer isso de maneira real aos vendedores, a ponto de poder, sim, atingi-las e superá-las.
Neste sentido, alguns indicadores podem servir como metas de vendas para vendedores, como:
- Número de oportunidades geradas
- Número de oportunidades finalizadas
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
- Lifetime Value (LTV)
- Tempo médio de venda
- Taxa de conversão
Confira alguns exemplos de metas de vendas:
- Atingir o valor X em receita anual
- Aumentar o cross-sell trimestralmente em x%
- Fechar negócios com X clientes em um mês
- Concluir X renovações com clientes já fidelizados
- Realizar X ligações diárias
- Aumentar em X% a quantidade de leads quentes em uma semana
- Visitar X clientes a cada quinze dias
- Receber x respostas diárias de pesquisa de satisfação
- Agendar X demonstrações de produto em quinze dias
- Aumentar o envio de e-mail-marketing em X% em uma semana
Como estipular metas de vendas na prática?
Agora que já resgatamos conceitos de metas de vendas, bem como citamos alguns exemplos que podem ser aplicados às equipes com estes objetivos, vamos conferir como estipular metas ou mesmo trabalhar com metas de vendas.
Use a análise de mercado
É fundamental fazer a análise dos ambientes internos e externos da empresa para poder traçar um panorama mais específico, tanto da sua situação quanto da concorrência e clientes.
Assim, realize pesquisas e atente-se:
- Comportamento do público-alvo
- Condições de oferta e demanda
- Percentual de crescimento de seu nicho do mercado
- Situação da concorrência
Para isso você precisará, por meio do seu planejamento, ter o público-alvo delimitado; definir os objetivos da pesquisa; reconhecer o potencial de vendas; apontar quais marcas mais gosta e produtos mais consome, por exemplo.
Analise os indicadores de vendas
Os indicadores de vendas são ferramentas indispensáveis para determinar a estratégia da equipe de vendas.
Os resultados registrados, positivos ou negativos, vão apontar acertos a serem continuados, ou pontos de mudança.
Por isso, uma avaliação histórica vai ajudar a descobrir o status real do empreendimento. Ela permitirá averiguar dados financeiros, e, a partir daí os aspectos que devem ser trabalhados, como preços ou mesmo produtividade.
Mensure a capacidade da empresa
É imprescindível saber qual é a capacidade real que a empresa tem para vender e entregar produtos ou serviços ao mercado. Isso serve para alinhar estratégia com a equipe, mas também para preparar estoque.
Listar todos os produtos, seu valor unitário, montante total negociado e quantidade vendida em um determinado período é uma maneira de se obter esse número.
Depois disso, é possível categorizá-los em classes e impactos.
Saber a capacidade de vendas da equipe também é importante nessa etapa.
Saiba gerenciar o tempo
Para estipular metas e obter o resultado esperado é preciso gerenciar o tempo para as atividades de maneira correta, para evitar desperdícios ou perda de oportunidades.
Para isso, é preciso calcular o tempo dispensado para agendar visitas, realizar cotações, confeccionar propostas, negociar, realizar a gestão da carteira e concluir novas vendas durante o período. Planejamento semanal pode ajudar.
Trabalhe com metas reais e humanizadas
Quando o assunto é vendas, lembre-se sempre de que soluções a médio e longo prazo tendem a render bons frutos.
E isso significa estar atento não apenas ao mercado e seu público, mas também à disposição e produtividades do vendedor.
Neste sentido, questione sempre se a equipe tem as ferramentas necessárias para atingir os objetivos estipulados, tempo hábil dentro da rotina do trabalho, sem interferir na vida pessoal de cada um.
Um trabalhador saudável tende a render mais, e se suas metas forem muito altas, pode ser o momento de aumentar a equipe ou mesmo pensar nas recompensas e premiações que de fato atendam e valorizem os colaboradores.
Contar com empresas sérias nesta busca de parcerias é fundamental para se atingir objetivos ainda maiores, como a realização profissional, com o devido destaque que a marca ou empresa almejam e têm condições de chegar.
A Fedrizzi atua há anos neste mercado, com todo o suporte necessário para que cada franquia alcance com desenvoltura e sucesso o destaque merecido no mercado e aumente suas vendas, gerando lucros para a equipe como um todo.
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