Na hora de sair para viajar ou quando acontece algum imprevisto, você sabe quais são todas as coberturas do seguro residencial? Continue a leitura para descobrir!
Saber quais são as coberturas do seguro residencial garantidas no contrato é uma das principais dúvidas de quem vem pensando nesse meio de segurança.
No decorrer do texto, serão apresentadas as principais coberturas do seguro residencial, bem como o que ele não cobre. Acompanhe!
O que é o seguro residencial?
O seguro residencial é o seguro que tem por finalidade a proteção do imóvel do segurado.
Podem ser contratados para casas de residência habitual ou veraneio, na praia, campo ou cidade.
Ou seja, o seguro residencial visa proteger a estrutura física da residência e o que está dentro dela, de acordo com o que for firmado em apólice.
Assim, são cobertos desde sinistros até acidentes, desastres naturais e ações criminosas.
Há ainda seguradoras que oferecem, à parte, cobertura de assistência emergencial 24h e serviços como eletricista, encanador e chaveiro.
Desta maneira, o segurado que tiver prejuízos comprovados e decorrentes de perdas e danos incidentes sobre os bens segurados é indenizado conforme as garantias contratadas e estipuladas na apólice.
Essa indenização costuma cobrir perdas e danos materiais causados conforme disposto no contrato.
Todavia, também assegura pontos como valores utilizados ao tentar diminuir o prejuízo e despesas de proteção aos salvados, por exemplo.
Quais as coberturas do seguro residencial?
As coberturas do seguro residencial variam conforme a oferta da seguradora.
Em geral, a cobertura básica abrange danos causados por incêndios, explosão e queda de raios e aeronaves, bem como suas consequências.
A apólice também pode abranger as seguintes coberturas:
- Roubo e furto de bens
- Vazamentos
- Quebra de vidros
- Danos elétricos
- Responsabilidade civil familiar, em casos de acidentes envolvendo pets e terceiros, por exemplo.
Outras coberturas são consideradas adicionais como por exemplo: ações da natureza, como granizo, terremoto e vendaval. Elas podem ser incluídas em uma cobertura adicional deste modelo de seguro.
Também é possível estar incluindo à cobertura situações de alagamento, desmoronamento, tumultos, cobertura especial de roubo e furto de bens específicos mediante arrombamento, equipamentos tecnológicos e outros.
E por conta da segurança que o seguro passa para as pessoas, é muito comum a contratação de assistência profissional e serviços extras específicos, em resumo, o que é assistência residencial.
Entre os mais comuns estão chaveiro, vigilância, guarda de animais de estimação etc.
O que o seguro residencial não cobre?
Ainda que o seguro residencial disponha de diversas coberturas e muitas opções que podem ser incluídas no contrato, há aquelas que não são asseguradas.
O seguro residencial não vai cobrir, por exemplo, prejuízos existentes anteriormente à contratação da apólice.
Bem como, não se aplicará em situações em que for constatada fraude por parte do segurado.
Também não estão incluídos nesta cobertura do seguro residencial casos em que o dano foi causado intencionalmente por residentes ou por erro de projeto na residência.
Além disso, não é coberto roubo de dinheiro, de joias ou de obras de arte. Itens desse tipo são cobertos apenas em casos especificados em cláusula do contrato.
A Fedrizzi Seguros oferece as melhores companhias de seguros aos clientes que garantem benefícios e vantagens em apólice que te darão segurança para ir em frente.
Conheça os nossos serviços e opções de seguro residencial. Contate-nos para saber mais!