Uma das técnicas eficientes para personalizar a jornada do cliente é o funil de vendas para franquia.
Manter um negócio ativo e lucrativo requer estratégias que reforcem a marca e atendam ao comportamento do público.
O recurso bastante utilizado pelo marketing permite fazer o monitoramento de todo o processo de vendas, o que é muito importante para conhecer o público a fundo.
E assim, munir de informações as equipes de vendas e de marketing.
Por isso, neste texto traremos um pouco deste acompanhamento, suas bases, conceito, metodologia para aplicar em franquias ou outros tipos de negócios.
Acompanhe o texto completo!
Funil de vendas para franquia: o que é e como funciona?
O funil de vendas é um modelo padronizado do caminho que o consumidor faz até chegar ao momento de realização de uma compra.
Ele se divide em algumas etapas:
- Reconhecimento de um problema
- Encontro das soluções
- Consideração da melhor solução
- Decisão de compra
Assim, cada um destes estágios do funil precisa ser monitorado corretamente.
Funil de vendas: etapas
1. Reconhecimento de um problema
É comum que inicialmente as pessoas não reconheçam que têm um problema a ser resolvido.
Assim, nesta etapa a marca precisa abordar esses possíveis clientes com informações para que eles possam perceber isso sozinhos.
É aqui que a franquia pode se posicionar como uma marca especialista em determinadas áreas.
Fornecendo materiais ricos, como e-books e planilhas, para educá-los e assim aumentar as chances de convertê-los a cliente depois.
2. Encontro das soluções
Nesta etapa, já há consciência destes possíveis consumidores de que precisam solucionar algum problema.
Desta forma, a franquia pode mostrar as soluções disponíveis, seus benefícios ou alternativas.
Uma abordagem focada em atender a necessidade do outro.
E não apenas em vender um produto gera uma relação de confiança com este cliente em potencial, que pode ter, inclusive, o interesse aumentado.
3. Consideração da melhor solução
Essa é a parte final do funil ou da jornada do cliente e é nela que a pessoa já tem as informações suficientes para decidir pela compra.
A pessoa já pesquisou outras opções, analisou preços, condições de pagamento e benefícios em geral.
4. Decisão de compra
Por fim, o lead ou cliente em potencial já está preparado para fechar negócio.
E se todas as etapas anteriores foram feitas de forma adequada, é provável que ele realize a compra, pois a empresa já se tornou uma referência para ele.
E a efetivação da compra, ainda que seja o objetivo final, não significa fim de trabalho.
Pelo contrário, para fidelizar e até mesmo ser recomendado por este cliente a outros prospects, é importante dar atenção ao pós-venda.
Como criar um funil de vendas para franquia?
Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas, confira alguns passos de como criar um que seja perfeito para a sua franquia.
Determine o topo do seu funil de vendas para franquia
O topo do funil é o primeiro contato do cliente com a sua franquia.
Por isso, é preciso garantir que ele tenha uma boa impressão nessa primeira experiência.
Determine como, quando e por que os clientes vão entrar no seu funil e apresente ofertas e conteúdos.
Como cupons de desconto no on-line e promoções no off-line.
Concentre os esforços de marketing adequadamente
É preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas fases do funil.
Para saber como proceder, em que parte do caminho está o seu possível cliente e assim nutri-lo com aquilo que o deixe mais preparado à compra.
Minimize o risco
É fundamental que você e sua equipe conheçam bem o cliente para garantir que ele siga sua jornada sem ficar preso a uma mesma das etapas por muito tempo.
Construa diferenciais defensáveis
Com uma equipe atenta e capacitada a motivar os clientes e fazê-los avançar em cada etapa do funil.
Por isso, é preciso fazer com que eles enxerguem o valor e diferenciais da franquia para esta ser a opção mais adequada para compra.
Importância de estabelecer um funil de vendas para franquias
O acompanhamento de leads permite uma melhor comunicação, tornando mais assertivo e otimizado o tempo e os recursos utilizados pela equipe.
Além disso, o funil fornece métricas e dados, como taxa de conversão, que permitirão avaliar a eficiência das estratégias de marketing e de vendas adotadas, seja para ajustá-las ou aperfeiçoá-las.
Confira alguns benefícios que o funil de vendas pode trazer para a sua franquia.
Alcance de público maior e mais assertivo para franquia
O funil quando combinado com estratégias de marketing, como produção de conteúdo relevante, aumenta o alcance da franquia por conta da atração do seu público-alvo, já que é segmentado e específico para a persona do seu negócio.
Proximidade com leads e clientes
A comunicação personalizada para cada etapa, com respeito às particularidades de cada um, cria uma relação de confiança com o público, que fica mais aberto às recomendações e dicas, gerando credibilidade e poder de venda à franquia.
Autoridade no assunto
O uso adequado de cada linguagem e abordagem de acordo com a etapa do funil, amplia o poder de convencimento sobre seus leads, já que ele já foi nutrido com informações relevantes da marca ao longo da jornada.
Otimização de ações pela equipe
Colocar esforços adequados em cada etapa, de acordo com o perfil do seu cliente e produto, permite que o tempo seja otimizado, já que o lead já está convencido do que ele precisa e que a sua empresa poderá ser a melhor opção.
Maior controle e mensuração de resultados
Com o acompanhamento direto, dados sobre as vendas, taxas de conversão de visitantes em leads estarão à disposição para aperfeiçoamento de ações.
Agora que você já conhece um pouco desse universo, vale adotar o método, com base nas informações sobre seus clientes e produtos ou serviços.
Saber como montar um funil de vendas para franquias pode ser o diferencial do seu negócio.
Porém, reconhecer qual o melhor funil de venda para corretores seguros pode ser uma tarefa que exija mais atenção.
Por isso, conte com empresas sérias e com experiência de mercado, como a Fedrizzi Franquias, para te ajudar.
Saiba como ser um franqueado!