Na tentativa de garantir a integridade de casa em situações inesperadas, como tempestades e ventanias, cada vez mais as pessoas aderem às seguradoras, e um dos questionamentos mais comuns é se o seguro residencial cobre vendaval.
Dentro disso, separamos alguns pontos fundamentais deste modelo de contrato para auxiliar na compreensão do tema e deixar você preparado para buscar essa alternativa, e assim evitar maiores prejuízos.
Boa leitura!
Seguro residencial cobre desastres naturais?
Se a sua dúvida é se seguro cobre desastres naturais, a resposta é sim.
Seguro cobre danos causados pela natureza, o que inclui questões estruturais da residência e os impactos causados aos bens nela contidos. Já erros de projetos não são cobertos.
Para quem tem dúvidas sobre o que é um desastre natural, é o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, gerado pela própria natureza do fenômeno que o desencadeia.
Dos principais, é possível citar afundamento e colapsos climático e ambiental, ciclones, furacões ou tufões, deslizamento ou escorregamento de terra, inundações, tempestades, tornados, entre outros fenômenos.
Dos principais, é possível citar afundamento e colapsos climático e ambiental, ciclones, furacões ou tufões, deslizamento ou escorregamento de terra, inundações, tempestades, tornados, entre outros fenômenos.
Assim, a cobertura de vendaval é uma cobertura adicional no seguro residencial, que, além de cobrir os danos causados ao imóvel devido a ventos fortes, por exemplo, indeniza também em casos de temporais e chuva de granizo.
Desta maneira, situações como danos causados no telhado, bem como em móveis dentro da residência estão assegurados no contrato.
Neste sentido, está garantida ainda a cobertura de equipamentos eletrônicos no seguro residencial, se decorrente do vendaval, caso contrário só com cobertura específica.
Ou seja, utilizar o seguro residencial para danos elétricos, como, por exemplo, tv queimada com raio, é uma forma de assegurar o conserto ou mesmo troca desses bens que compõem a residência, cujo estrago impacta muitas famílias.
Demais coberturas da adicional cláusula para vendaval e outros desastres naturais
A cobertura para casos de vendaval e outros desastres naturais, adicionais ao seguro residencial, integra um conjunto de outras cláusulas que garantem maior estabilidade em caso de intempéries e outros problemas do tipo.
A cobertura de incêndio, por exemplo, é obrigatória nesse tipo de seguro, mas não fica apenas nisso.
Outras opções podem ser incluídas nesse modelo de contrato.
O que o seguro residencial cobre?
Estão entre as principais coberturas do seguro residencial, as seguintes situações:
- Desmoronamento
- Infiltração
- Queda de muro
- Desabamento
- Rachaduras
- Queda de árvore
- Danos causados por raios
- Alagamento
Todavia, é importante pontuar que os riscos são analisados de forma individual e que, portanto, cada aspecto considerado importante pelo contratante precisa ser previsto no contrato em forma de cobertura adicional.
A cobertura de vendaval protege tanto a parte de estrutura do imóvel, como telhado e paredes externas, como também os objetos dentro da casa.
Assim, tendo em vista tudo que foi adicionado ao contrato, é possível, portanto, acionar a cobertura de vendaval ou qualquer outra do seguro residencial, quando necessário, contatando e informando a corretora de seguro ou seguradora.
A Fedrizzi atua no mercado de seguros com contratos completos e personalizados à necessidade de cada um, de acordo com uma análise feita inicialmente e com base naquilo que o contratante considera relevante.
Entre em contato com nossos corretores para saber mais e saiba de que forma podemos te auxiliar na definição e contratação deste serviço!
Se preferir, pode nos chamar no Whatsapp.